Home > Turmas> Maternal
Maternal

 

Nesta fase as crianças fortalecem a própria identidade, através da imposição de desejos. Elas usam todos os recursos (choro, linguagem corporal e fala) que conhecem para interferir na ação do outro e conseguir seu objetivo, mas, geralmente, precisam da ajuda da professora para que as situações de impasse sejam encaminhadas.
Para esta idade são propostas situações de comunicação que objetivam o desenvolvimento da competência linguística. Esta competência abrange tanto as capacidades das crianças para compreender a língua quanto suas capacidades para usá-la na comunicação.

Observa-se um estreitamento na relação afetiva com os colegas de turma. O vínculo entre as crianças pode ser percebido através de manifestações carinhosas, nas trocas de brinquedos e nas brincadeiras organizadas por regras simples. Durante este período as crianças conquistam um equilíbrio entre movimentos espontâneos e controlados e avançam no desenvolvimento de sua motricidade global. Deslocam-se com destreza gradativa no espaço, aumentando a confiança em suas capacidades e habilidades motoras.



As crianças são convidadas a conversar sobre diferentes temas, relatar experiências vividas, descrever pessoas e objetos, criar diálogos para personagens e recontar partes de textos literários conhecidos. Observa-se que, ao longo do ano, os alunos ampliam consideravelmente o seu vocabulário e passam a expressar claramente seus desejos e afetos. Nesta faixa etária, espera-se que as crianças avancem no domínio
das noções de tempo (antes, agora, depois) e de localização dos objetos no espaço (perto, longe, na frente, atrás).

 
 
 

Galeria de fotos