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Quem Somos

O Papel da Escola

O Centro Educacional Plenitude tem sua política-pedagógica voltada para a educação de uma forma plena. Enxergando o aluno com um ser humano, composto por diversos aspectos e nuances que compõe a singularidade do ser.

A chamada “educação plena” faz-se respeitando individualidades, compreendendo que além de aprender os conteúdos curriculares de cada série, o aluno necessita de um suporte moral, ético e espiritual. Desta forma, a política pedagógica do “Plenitude” fundamenta-se em um modelo de educação que contribui na formação de cidadãos conscientes do seu papel na sociedade, observando seus semelhantes de maneira fraternal, solidária e livre de preconceitos.

O “Plenitude” acredita que a construção de uma nova sociedade é possível, quando instituições e profissionais de educação promovem ações que desvendam as causas da exclusão social, estimulando nas crianças práticas inclusivas, que mostrem, de forma clara, que os seres humanos são iguais, independentemente do quão diferentes possam parecer.

O corpo docente do Centro Educacional Plenitude é instruído a fomentar, nos alunos, princípios de dignidade e honra que devem ser preservados nos seres humanos, a ética, o respeito ao próximo, e a religiosidade (tão abandonada nos últimos tempos). Este processo de “educação plena” necessita também do envolvimento dos pais de alunos, numa construção coletiva do caráter moral e da consciência de cidadania do indivíduo, em busca da excelência. Objetivando este ideal, o “Plenitude”, realiza frequentemente reuniões democráticas, entre pais e professores, onde são debatidos valores e princípios a serem ensinados às crianças, assim como técnicas de como transmitir orientações cotidianamente. Tanto pais, quando professores assumem, como norma, a troca de informações. Seguindo o princípio de “aprender para saber e saber para ensinar”.

Em outras palavras, a visão defendida pelo Centro Educacional Plenitude para a formação de seus alunos é, além do conteúdo curricular de cada série, incutir na personalidade dos indivíduos valores como: dignidade, justiça, respeito, responsabilidade social e solidariedade.