Home   Turmas   Berçário 1

Berçário 1

Neste 1º ano de vida muitas transformações são vivenciadas, pois existe um mundo a descobrir, a explorar e conhecer.

O bebê, ao chegar no berçário, cria vários vínculos e estabelece relações com novas pessoas do ambiente escolar: as professoras, as auxiliares e funcionários em geral.

Durante essa fase da vida o bebê se expressa e se comunica a todo instante – através de seu estado de ânimo – pelas suas manifestações corporais. Alguns bebês apelam para o choro, outros agitam mãos e pezinhos enquanto que outros gritam. Cada criança tem a sua particularidade, que é percebida pela equipe de professoras, visando uma boa comunicação entre adulto e bebê.

No berçário proporcionamos um ambiente de amor e aconchego para que a criança se sinta à vontade no novo espaço. 

Através do olhar, do toque, dos gestos e também por palavras, as professoras se comunicam a todo instante com os nossos pequenos e amados bebês.

Nesta faixa etária, desenvolvimento e movimento andam juntos, pois desde a vida intra-uterina o movimento é uma característica essencial ao bebê. Mediado por brinquedos e brincadeiras, a equipe Plenitude estimula e incentiva a sua movimentação. Com essa  interação em jogo, o adulto participa ativamente, oferecendo-lhe desafios e acolhendo-o de modo que ele se sinta seguro para vivenciar seu corpo na relação com os objetos e o espaço, estando assim livre para descobrir o seu ambiente. São estimulados os movimentos naturais: rolar, arrastar, engatinhar, ficar de pé e andar.

Os cuidados com higiene, alimentação e sono são considerados situações preciosas de relação e de formação de vínculos. Estes momentos são permeados por olhares, conversas, toque afetuoso, onde a equipe entra em contato direto com o corpo do bebê.

O espaço do Berçário é cuidadosamente planejado e organizado para que o bebê possa explorar o local, os objetos, as texturas, os gostos, os cheiros. Assim, ele vai, gradativamente, reconhecendo o mundo à sua volta e nele imprimindo suas marcas.